21out2017

Se é verdade que todo cliente deseja se sentir único, você precisa oferecer a ele um atendimento personalizado. Quanto a essa necessidade, empreendedor algum tem dúvida. A questão é como alcançar tal nível de exclusividade. Neste artigo, iremos propor abordagens para tornar seu desafio menos complicado do que o usual.

Atender bem já não é mais suficiente para conquistar um cliente. É preciso oferecer a ele a melhor resposta para a sua necessidade. Ele tem um problema e, você, o compromisso de apresentar a solução. Se não o fizer, só restará lamentar ao perder a venda para o concorrente.

Há um novo momento que marca o atendimento ao consumidor. Ficou no passado aquele conjunto de práticas que objetivavam dizer ao cliente o que ele deveria comprar. Era uma época na qual o foco estava na venda. Assim, o desafio era o de fechá-la a qualquer custo.

Naquele cenário, deixar seu cliente satisfeito era como um bônus. Ou seja, que bom quando isso acontecia, mas a prioridade e a razão para seus esforços estavam na venda. Reside exatamente aí a grande mudança e que, hoje, conhecemos como atendimento personalizado.

A personalização do atendimento remete à exclusividade, à individualidade, leva o cliente a se sentir único e especial. Qual consumidor não gosta disso? Você, quando vai realizar uma compra, não fica mais à vontade quando vê o lojista preocupado com a sua necessidade, em vez de dar a impressão de querer “empurrar” a venda?

Agora, já sabe: é de um atendimento personalizado que você precisa para crescer. Dada a exigência atual do mercado, isso já não é mais um diferencial, mas uma política de vendas obrigatória. Só resta saber como alcançar essa condição tanto para atrair quanto para fidelizar clientes.

Imagem: Photosfine