26out2017

O que têm em comum pessoas como Coco Chanel, Bill Gates, Steve Jobs, Jeff Bezos, Elon Musk, ou Mark Zuckerberg? Todos são empreendedores de sucesso (destaque-se o sucesso à escala mundial) e conhecidos do grande público internacional. Além do sucesso, é possível observar algumas qualidades comuns a todos os empreendedores. Os caminhos que seguiram foram bem diferentes.

Se Coco Chanel revolucionou o mundo da moda, Elon Musk deu asas ao sonho e construiu um império sem igual. Se Bill Gates transformou a realidade dos sistemas operacionais para computadores pessoais, Steve Jobs (que pode ser visto como um concorrente de Bill Gates) originou um dos maiores fenômenos de vendas em termos informáticos. E Mark Zuckerberg, ainda enquanto jovem estudante, mudou o paradigma das redes sociais em todo o mundo, com mais de 2 bilhões de usuários conectados.

Os seis nomes aqui citados são apenas alguns exemplos. Alguns dos mais famosos empreendedores do mundo e pessoas que, de uma forma ou de outra, deixaram (e continuam) a deixar uma marca no mundo. Quais as qualidades dos empreendedores? São várias as perguntas que lhe podem ocorrer quando pensa nos empreendedores famosos, nomeadamente: o que é que eles têm que você não tem? Quais são as qualidades dos empreenderes famosos? O que os torna tão especiais? A resposta a estas perguntas podem surpreendê-lo: provavelmente nada! São pessoas normais. O que os distingue são algumas qualidades comuns a todos os empreendedores.
 

1 – Curiosidade

 
Se tentar listar as principais qualidades dos empreendedores famosos, a curiosidade será comum a todos. Sim, a curiosidade. Todos os empreendedores de sucesso se caracterizam por serem curiosos. Mas a curiosidade aparece aqui associada à vontade (e necessidade) de aprender. Ou seja, são pessoas que querem saber sempre mais, que tentam perceber como é que as coisas funcionam ou que questionam métodos, por exemplo.
 

2 – Criatividade

 
É impossível falar de empreendedores sem falar de criatividade, já que é essa a qualidade que permite o desenvolvimento de ideias inovadoras. E no fundo é isso que caracteriza um empreendedor.
 

3 – Visão

 
Todos os empreendedores são visionários. Ou seja, são pessoas capazes de visualizar uma oportunidade, onde as “pessoas comuns” não enxergam nada. Veja-se o caso de Coco Chanel. Um simples casaco de um funcionário em um hotel austríaco serviu de inspiração para aquele que é um dos casacos mais icônicos da marca e ainda hoje usado por milhões de mulheres em todo o mundo (e já se sabe, vendas significam sucesso). E se a moda não o elucida, pense em Bill Gates que conseguiu perceber a importância dos computadores pessoais ainda antes deles existirem. Qualquer empreendedor de sucesso partilha desta qualidade. A sua visão faz deles estratégias naturais, capazes de perspetivar um projeto a médio e longo prazo.
 

4 – Tenacidade

 
O caminho para o sucesso não é fácil, mas os empreendedores de sucesso não desistem. Aproveitam o fracasso para aprender e melhorar. Mas desistir não faz parte do dicionário deles. Contudo, assim como todos os seres humanos, existem momentos que dá vontade de desistir. Mas ao refletir onde você chegou e onde você vai estar nos próximos dias. Em suma, você desiste de desistir! 😉
 

5 – Competitividade

 
Para qualquer um dos empreendedores acima mencionados, não basta identificar uma oportunidade de negócio. Há que ser melhor que os adversários. A competitividade está-lhes no sangue. E isso é ótimo!
 

6 – Liderança

 
Os exemplos que demos logo no início deste texto servem para ilustrar esta qualidade. Todos são (ou foram) os líderes das empresas que criaram. Os empreendedores de sucesso não se limitam a criar uma empresa ou a desenvolver um projeto. Fazem parte do cotidiano da empresa, conhecem os problemas existentes e buscam soluções para saná-los corretamente. Além disso, estimulam e motivam a equipe constantemente.

“Ao infinito… e Além!”

O lema é de Buzz Lightyear (personagem do filme de animação Toy Story) mas também se pode aplicar a empreendedores de sucesso ao redor do mundo. E os casos que mencionamos são bons exemplos disso. Podem ter atingido o sucesso, mas isso não os fez parar e procuraram sempre aprender cada vez mais.

E você, se considera um empreendedor? 😀

Imagem: TechCrunch